Esportes


A cidade incentiva de várias formas a diversidade esportiva.

Os esportes radicais mais comuns na região são a escalada/rapel, na área rural de Ponta Grossa, como nos paredões da Cachoeira da Mariquinha e Buraco do Padre, e o slalom/canoagem nas águas no rio Tibagi.

O ginásio de esportes para portadores de necessidades especiais de Ponta Grossa representa o único do gênero na América Latina, com uma pista de atletismo especialmente adaptada. A Apedef, associação ponta-grossense de esportes para deficientes, mantém o time de basquete para cadeirantes. A equipe ganhou prata no primeiro Campeonato Paranaense da modalidade.

Ponta Grossa é detentora de tricampeonato no tênis de campo, nos Jogos Abertos do Paraná; também possui boa representação no tênis de mesa.

Em 2008 Ponta Grossa conquistou a quinta colocação geral entre todos os municípios nos Jogos da Juventude do Paraná. A cidade sagrou-se campeã no handebol feminino e no voleibol masculino; e primeiro lugar na classificação geral de xadrez (Thiago Crema). O evento JEM - Jogos Estudantis Municipais - já conta mais de vinte edições, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. Reúne centenas de jovens e crianças e tem um papel importante para divulgar a diversidade de esportes e incentivar talentos.

O Clube de Tiro de Ponta Grossa conta com um pentacampeão nacional (Nilton Fior). Recentemente a cidade patrocinou um atleta a competir para o índice do Mundial Paraolímpico de tiro (Carlos Garletti).

A cidade possui uma piscina olímpica, no clube Operário, além de piscinas em duas universidades aonde acontecem torneios regularmente. O torneio OFEC do Operário incluiu todas as faixas etárias e nadadores federados.

O Jockey Club ponta-grossense realiza diversas provas anualmente; a mais importante é o Grande Prêmio Cidade de Ponta Grossa, no segundo semestre. O percurso tem 2100 metros de extensão.

A cidade tem uma atividade muito forte de ciclismo. Além de paisagens extraordinárias que tornam o esporte muito atrativo, o relevo da região é especialmente propício. As variações de relevo tornam a prática muito dinâmica e desafiadora.

O Ponta Grossa Golf Club representa mais uma alternativa de esporte na cidade e realiza torneios periodicamente. O Rugby também é representado por um time, criado recentemente.

No futebol, a principal equipe de Ponta Grossa é o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), segundo mais antigo do Paraná com 100 anos de tradição. O time é conhecido como "O Fantasma", pois assombrava os times da capital durante parte do século XX. A equipe ficou com o vice-campeonato na Divisão de Acesso em 2009 do Campeonato Paranaense de Futebol, retornando para a primeira divisão. Todos as outras equipes da cidade são amadoras.

O município conta com diversos estádios: Estádio Germano Krüger, do Operário Ferroviário Esporte Clube, em Oficinas; Estádio Dr. Joaquim de Paula Xavier, do Guarani Esporte Clube, na Vila Estrela; Estádio André Mulaski, do Olinda Esporte Clube, em Olarias; Estádio Senador Flávio Carvalho Guimarães, do Palmeiras Esporte Clube, nas Orfãs; Estádio Comendador Miró de Freitas, do América Pontagrossense Futebol Clube, na Nova Rússia; Estádio João Leocádio Fagundes, do Santa Paula Esporte Clube, no Santa Paula; Estádio Dr. Nilton Salles Rosa, do União Campo Alegre Esporte Clube, em Uvaranas; e o Estádio Arthur Oberg, no distrito de Guaragi. São ainda utilizados pelo futebol menor da cidade os campos da AABB, e da Kurashiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Blog


Nossa intensão aqui é tão somente divulgar a cidade de Ponta Grossa que tanto orgulho temos de ter nascido e residir. Desde já, consideramos importante salientar que não temos quaisquer pretensões financeiras com a confecção deste trabalho.

Decidimos por fazê-lo na tentativa de reunir em um só lugar a grande quantidade de ótimos materiais que encontramos espalhados pela internet, mas desencontrados, o que convenhamos, tal dificuldade pode desestímular aos que buscam conhecimento antes de nos honrar com a sua visita.

Para tanto, recolhemos todo tipo de material existente e solicitamos desde já aos seus autores que caso assim desejem, nos informem para que lhe dediquemos os devidos créditos, como também aceitaremos que nos enviem outros que possuam e que venham a contribuir, aumentando e enriquecendo o conteúdo do Blog.

No mais, esperamos que gostem, apreciem e divulguem o Blog na certeza de que tudo faremos para honrar a nossa querida Princesa dos Campos Gerais.