Educação

Com o perfil de “Cidade Universitária”, Ponta Grossa possui instituições públicas e particulares de ensino superior, e entre as instituições públicas destacamos a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, inaugurada em 1992, localizada a seis quilômetros do centro da cidade, o Câmpus foi instalado no antigo Seminário Menor Redentorista , cuja arquitetura original foi mantida, tendo ao centro do bloco principal a Capela. Com área de 121.000 m², à Avenida Monteiro Lobato, km 4 s/n°, foi doada pela Prefeitura Municipal. Atualmente possui área total de terreno, 154.628,509m², sendo 20.885,44m² de área construída e 5.773,73m² de área em construção.

Na verdade, a história da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR teve início no século passado.  Sua trajetória começou com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em várias capitais do país pelo então presidente, Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR. Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

Neste ano de 2012, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES contemplou o Câmpus da UTFPR com o doutorado em Engenharia de Produção, verticalizando, definitivamente, o ensino com indicadores de qualidade.
Atualmente, a UTFPR tem como principal foco a graduação, a pós-graduação e a extensão. Oferece mais de 60 cursos superiores de Tecnologia, bacharelados, entre eles Engenharias e licenciaturas. A consolidação do ensino incentiva o crescimento da pós-graduação, com a oferta dezenas de cursos de especialização, 20 mestrados e dois doutorados, além de grupos de pesquisa.

Há, ainda, a Universidade Estadual e ambas instituições atraem estudantes de graduação e pós-graduação de diversas regiões, sobretudo do sul do país.

A cidade também abriga instituições particulares de Ensino Superior como a Faculdade União, Faculdade Santa Amélia  - Secal, Faculdade Sant'Ana e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE, além do Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE e a Faculdade Sagrada Família.

Ponta Grossa conta com 84 escolas municipais de Ensino Fundamental de primeira a quinta série. Para os quatro anos restantes são 84 colégios estaduais, que também ofertam as três séries do Ensino Médio. Os maiores colégios públicos são os da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Ensino Médio Técnico Integrado, com duração de 4 anos, Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, curso Técnico em Agropecuária com duração de 3 anos equivalendo ao Ensino Médio, anexo a Universidade Estadual, entre outros como: CAAR; Instituto de Educação Professor César Pietro Martinez, Colégio Estadual Regente Feijó, Colégio Estadual General Osório e o Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá.

Já para a Educação Infantil, crianças do berçário até cinco anos, são 33 centros municipais de Educação Infantil - CMEIs e outros dezoito centros de educação infantil comunitários - CEIs, conveniados ao Poder Público.

Vale salientar que Ponta Grossa obteve uma posição destacada na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM no ano de 2009. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa foi avaliada entre as melhores do Estado do Paraná e a mais bem colocada em Ponta Grossa, e também tendo resultados de nível igualmente elevados pelo Colégio SEPAM, pelo Colégio Néo Master, pelo Colégio Marista, pelo Colégio São José e pelo Colégio São Francisco.

Na rede de ensino privado da cidade atuando nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio temos o Colégio Sant'Ana, o Colégio Sagrada Família, o Colégio Marista Pio XII, o Grupo Master que é formado pelos colégios Néo Master, Pró Master e Master Girassol e Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel que possui o Colégio Sepam e Sepam Vestibulares. Conta, ainda, com o Colégio Sagrado Coração de Jesus da rede de colégios CIESC, tradicional na região sul do Brasil.

Na área de Educação Profissional, a cidade conta com seis escolas. O chamado Sistema S: SENAC, SESI. SENAI e SESC que ofertam cursos técnicos de moda e beleza à turismo e torneiro mecânico, além do Colégio Sant'Ana com cursos de Informática, Administração, Análises Clínicas, Farmácia e Formação de Docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Blog


Nossa intensão aqui é tão somente divulgar a cidade de Ponta Grossa que tanto orgulho temos de ter nascido e residir. Desde já, consideramos importante salientar que não temos quaisquer pretensões financeiras com a confecção deste trabalho.

Decidimos por fazê-lo na tentativa de reunir em um só lugar a grande quantidade de ótimos materiais que encontramos espalhados pela internet, mas desencontrados, o que convenhamos, tal dificuldade pode desestímular aos que buscam conhecimento antes de nos honrar com a sua visita.

Para tanto, recolhemos todo tipo de material existente e solicitamos desde já aos seus autores que caso assim desejem, nos informem para que lhe dediquemos os devidos créditos, como também aceitaremos que nos enviem outros que possuam e que venham a contribuir, aumentando e enriquecendo o conteúdo do Blog.

No mais, esperamos que gostem, apreciem e divulguem o Blog na certeza de que tudo faremos para honrar a nossa querida Princesa dos Campos Gerais.